O formato do seu corpo

| Consultoria de Imagem, Faça você mesma
Liliane Lau

Você já deve ter ouvido algumas coisas a respeito de biotipo, já deve ter feito testes de revista pra descobrir se o seu corpo é pera, uva, maçã ou salada mista (mulher fruta pra mim é outra coisa), já deve ter ficado horas em frente ao espelho tentando descobrir como esconder o quadril, disfarçar a barriga, alongar o tronco, já deve ter feito dietas e exercícios malucos pra “mudar de corpo”…

Então hoje vou tentar te ajudar a entender o corpo que tem.

1- Biotipo é IMUTÁVEL! É estrutura óssea, é genético e você tem o mesmo durante a vida toda (ou quase). Não é gordura, então desista de fazer uma lipo pra ver se fica com quadrilzinho da Gisele, enquanto o seu está mais pro da Beyoncé. Não tem como diminuir o osso.

2- O biotipo é definido segundo as proporções horizontais do corpo. Do MESMO corpo – não adianta comparar o tamanho das suas costas, com o da sua amiga e achar que você é um triângulo invertido. O que a gente compara é a diferença (ou não) de largura entre ombros, cintura e quadril.

3- O formato do corpo pode não ser tão evidente (principalmente pra quem não tem um olho treinado pra isso), então uma dica é prestar atenção em onde está o “peso visual” do seu corpo, qual é a parte que parece mais volumosa (tronco e braços, quadril e pernas ou barriga). Uma coisa que eu fui percebendo ao longo de muitas análises de biotipo é que parece que a gente engorda mais (ou mais rápido) no lugar onde é maior, é a área que salienta primeiro e que primeiro nos incomoda quando nos olhamos no espelho.

Dá pra você colocar uma roupa justa (ou ficar de biquini), pedir pra alguém tirar uma foto sua – bem retinha e com os braços um pouquinho afastados do quadril, e traçar uma linha horizontal sobre estes três pontos, como no exemplo a seguir:

*O biotipo “ideal” é o AMPULHETA. Ele é considerado perfeito porque é um corpo muito feminino e proporcional (lembra da nossa aula de proporção áurea?): ombros e quadris são da mesma largura e a cintura é visivelmente mais estreita.

Detalhe importante: Este corpo perfeito não tem nada a ver com corpo de modelo. Hoje a beleza de passarela é muito mais masculinizada do que feminina (mas isto é assunto que rende um post inteiro).

O corpo ampulheta engorda de maneira geral, tudo ganha volume.

*O biotipo RETÂNGULO também tem largura proporcional entre ombros e quadril, mas a cintura é bem menos definida (ainda que ela esteja lá). É um corpo com menos curvas, nesse caso a gente considera que a cintura é a parte “larga” do corpo, por isso quem tem este biotipo parece engordar mais nessa região, a barriga é que faz volume quando o peso sobe.

*O TRIÂNGULO INVERTIDO tem ombros mais largos do que o quadril, geralmente quase não tem cintura,mas tem pernas bonitas e torneadas. O peso visual deste biotipo está no tronco, portanto é um corpo que tende a ter busto maior e pode ter braços mais gordinhos. E é esta a região que ganha volume quando engorda.

*O TRIÂNGULO é o oposto, tem ombros levemente mais estreitos do que quadril, a cintura é mais definida e o volume se concentra na parte de baixo do corpo. Pode ser que esta mulher tenha culotes e dificuldade pra definir glúteos e coxas na academia, mas fica com braços torneados e não tem muitos problemas com a barriga.

*Existe ainda o biotipo OVAL, que pode ser proporcional entre ombros e quadril, mas a cintura é mais larga do que as outras medidas. Eu não considero um biotipo, porque é um corpo que a maioria das mulheres adquire com a idade, mudança de hormônios e falta de atividade física – portanto não é só estrutura óssea.

Analisando dessa forma você percebe que tem pontos fortes no seu corpo. São estes pontos que devem ser valorizados com a roupa. Além disso, a roupa tem poder de criar efeitos visuais que equilibrem as proporções e te deixem com corpinho de ampulheta.

A regra é basicamente uma só: Usar peças mais chamativas na região que é menor e peças mais discretas na região que é maior.

Pronta pra se ver diferente no espelho a partir de agora?

Leia também:

O Brasil é muito mais Preta Gil do que Gisele
Qual é o seu conceito de beleza?
Viva as diferenças
Você é mais bonita do que pensa
A única coisa permanente na maturidade é a mudança

0
TAGS , , , , , , ,

4 Trackbacks

  1. […] você já sabe qual é o seu biotipo (se não sabe leia esse post!), é hora de começar a escolher roupa pensando no efeito que ela tem na […]

    0
  2. By » Página não encontrada on 29/12/2014 at 13:57

    […] O formato do seu corpo […]

    0
  3. […] você já sabe qual é o seu biotipo (se não sabe leia esse post!), é hora de começar a escolher roupa pensando no efeito que ela tem na […]

    0
  4. By Grávida e elegante! | Liliane Lau on 02/06/2014 at 13:23

    […] mais: A beleza inquestionável O formato do seu corpo Inspiração nos blogs de estilo pessoal A única coisa permanente na maturidade é a mudança […]

    1+

Comentários

*
*

CONTATO



liliane@lilianelau.com.br

(41) 9111.0806